31/05/2017 - 17:00

Memórias de um Dekassegui - Curiosidades do Japão

Antonio Ueno
Muitos amigos e leitores, me pediram para falar mais sobre a experiência de ter morado por quase 7 anos no Japão. Bem! Quem não tem dinheiro, conta história, então vamos lá!

Desde os 8 anos de idade, eu tinha um grande interesse pelo Japão e sua cultura. País diferente do Brasil, mas de uma população incrível, de tradição milenar e ao mesmo tempo moderna. A vida no outro lado do mundo tem situações que jamais esquecerei. Vou compartilhar algumas com voces!

Quando cheguei no Japão no mês de fevereiro de 1993, eu não sabia falar nada de Nihongo (Língua Japonesa), daí falei para um amigo que iria sofrer muito por não saber me comunicar... Ele me repondeu; "É fácil aprender, arruma uma namorada japonesa, e você vai aprender rapidinho". Como era solteiro, segui o conselho do amigo e namorei a Suzuki, uma colegial... feinha, dentuça, mais muito prestativa e carinhosa. Acabei aprendendo o básico da língua japonesa em 6 meses. Isso foi muito importante pra toda a minha estádia no Japão...

A comida tradicional no Japão não é sushi e sashimi como no Brasil. Eles comem muito gohan (arroz), missoshiro (sopa), lamen, udon (macarrão), tempurá, kare (curry) inclusive no café da manhã. Eles raspam o prato mesmo, devido à guerra. Não deixam um grão de arroz. Fazem barulho ao comer, pois demonstra que está gostoso. Nós, os Brasileiros, faziamos adaptaçãoes e nos alimentavamos muito da carne Australiana.



A mão de obra dos Dekasseguis (Brasileiros descendentes) é muito valorizada no Japão, somos conhecidos por sermos esforçados, e pegamos rápidos as formas de fazer o trabalho. Em média, ganhasse $ 2.500,00 dólares americano por mês sendo homem, mulher ganha menos. Sim! mulher que faz a mesma função do homem no Japão ganha em média 30% menos que os homens...



Quando fui escalar o Monte Fuji (Fuji-San), aconteceu algo interessante, eu comi Mandióca frita vendida por um grupo de brasileiros em sua base no início do passeio. O Monte Fuji (富士山) com seus 3.776 m, é um dos símbolos e um dos mais belos cartões postais do Japão, além de ser considerada uma das montanhas mais bonitas do mundo, devido à sua beleza e simetria. Isso porque na trilha mais popular, o ônibus te leva até 2.300 metros, então você já começa bem acima e só precisa completar o resto. O topo é uma maravilha (Subarashii), a visão é simprismente fascinante!



No Japão, eu chorei, amei, sorri, me diverti, ganhei dinheiro e fiz muitas amizades. Não foram 7 dias, foram quase 7 anos morando no pais do Sol nascente. Tenho muitas histórias pra contar, mas vou deixar um pouco para a próxima matéria... 

Vai aqui 10 curiosidades sobre o Japão;

 1 -  O xintoísmo e o budismo são as religiões mais praticadas no Japão.

 2 - Um costume comum no Japão é a troca de presentes entre amigos no meio e no fim do ano.

 3 - Os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa.

 4 - O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa. Ela é muito usada, em ocasiões especiais, por crianças e adultos de ambos os sexos.

 5 - Uma das bebidas mais tradicionais do Japão é o saquê. Originária no século III, ela é fabricada a partir da fermentação do arroz.

 6 - O povo japonês é o maior consumidor de carne de baleia do mundo. Este tipo de carne é muito apreciada na culinária japonesa.

 7 - O Japão ainda utiliza o sistema de pena de morte.

 8 - Um aspecto muito tradicional da cultura japonesa é a cerimônia do chá.

 9 - Limpar a residência no primeiro dia do ano é uma tradição muito comum entre as famílias japonesas. Outro costume muito comum nesta data é a entrega de dinheiro, dentro de envelopes, aos parentes. 

10 - O Japão é o país onde se mais produz e consome quadrinhos e desenhos animados do mundo. Os mangás e animes fazem parte da cultura japonesa.



Por Antonio Ueno (Tony) - Jornalista DRT-1638/MS 
Voltar
Antonio Ueno
Jornalista e Radialista
Facebook curtir
Site desenvolvido por: