31/10/2017 - 04:26

Comemorações da Reforma Protestante - 500 anos

Carlos Trapp
Neste dia 31 de outubro, comemoram-se os 500 anos da Reforma Protestante, pois foi o dia em que monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Nas Teses, o Reformador propunha diversas mudanças na Igreja Católica da época, sendo que a principal questão era a venda de indulgências.

Diversas comemorações já aconteceram no Brasil e no mundo lembrando a data que foi um divisor de águas, pois influenciou não somente a questão religiosa, mas também a política, a economia, a arte e a música.

Aqui em Campo Grande, devemos ter um culto, hoje, dia 31, às 20h, com a participação da Orquestra Music&Hope, e pregação dos pastores luteranos Carlos Wilhelms e André Schneider, no templo da Igreja Batista Belo Horizonte, Rua Pe. Caetano Patané, 79, Vila Belo Horizonte. Também será dado um destaque à Katharina von Bora, que foi a esposa de Lutero.

É importante que se comemore a data, pois trouxe grandes mudanças, como já dito. Tivemos países inteiros que adotaram o luteranismo, como foi o caso da Suécia.

Lutero traduziu a Bíblia para o Alemão, dando acesso ao povo quanto à Palavra de Deus; produziu músicas na língua nacional para o povo poder cantar e assim participar do culto; estimulou o ensino dizendo que deveria ter uma escola ao lado de cada templo religioso; enfatizou o sacerdócio universal dos cristãos, eliminando os intermediários, dizendo que cada um poderia tratar suas necessidades diretamente com Deus.

Porém, a mais importante contribuição foi o tripé da Reforma, que são os três Solas, como se diz em Latim, ou seja, Sola Scriptura (Somente a Escritura), Sola Gratia (Somente a Graça), Sola Fide (Somente a Fé).

Quanto à Bíblia, Lutero disse que somente ela deve reger ser autoridade em questões de fé e prática; quanto à salvação, disse que esta é mediante a fé e totalmente imerecida e gratuita. É claro que a pessoa não pode chegar à fé sem arrependimento, que irá mudar a vida da pessoa, indo para uma nova direção, que chamamos de conversão.

Então, tivemos algumas informações sobre Lutero e a Reforma Protestante, lembrando também do culto acima citado, para o qual o leitor está convidado.

Carlos Osmar Trapp, pastor batista (OPBB/3650) e jornalista (DRT/MS, 928).
Voltar
Carlos Trapp
Acesse meu blog aqui: www.carlostrapp.com
Meus vídeos: www.youtube.com/user/carlostrapp/videos
Meu Face: Carlos Osmar Trapp
Facebook curtir
Site desenvolvido por: