27/07/2018 - 07:41

Bolsonaro representa um risco?

Manoel Afonso
MANIFESTANDO   O presidente da OAB-MS Mansur Karmouche  ligou-me sobre meu comentário e a postura da entidade neste episódio da prisão de dois advogados junto com o ex-governador Puccinelli. Ouvi seus argumentos e li as publicações feitas pela OAB. Contudo reafirmei que a entidade, nas matérias publicadas, deu maior ênfase a questão das prerrogativas profissionais do que aos seus deveres e do dever da própria OAB em exigir de seus inscritos comportamento que não deixe dúvidas em termos de probidade e quando for o caso punir como prevê o Código de Ética. A opinião pública de olho na entidade que se posta como a sentinela do direito e da moral da sociedade. Portanto - ela deve fazer também o dever de casa. Fiscalizar e punir, indiferentemente do status dp profissional nela inscrito.

BARCELONA   O seu povo – catalão – parece ligado a uma tomada elétrica de 220 volts. Sempre ‘elétrico’, ativo. O porto, a proximidade com a África, suas indústrias fantásticas.  Preserva seu passado com obras de artes e arquitetura convivendo com a modernidade, apesar das intervenções físicas na sua paisagem urbana para as Olimpíadas de 1992 que sediou com sucesso.  Andei no seu metrô com 13 linhas -  inaugurado ainda em 1924.  Lembro: o metrô de Madri inaugurado em 1919, de São Paulo em 1974 e de Buenos Aires em 1913. Nós, atrasados.

NAS JANELAS   de Barcelona  as bandeiras com as cores da Catalunha e cartazes pela  independência. A grande Barcelona enlaça mais de 4 milhões de habitantes, orgulhosos do passado e confiantes no futuro.  Faz justiça a fama. E ao contrário do Rio de Janeiro nas Olimpíadas; com obras super faturadas e abandonadas, Barcelona após as Olimpíadas de 1992  ficou com o legado de todos os parques esportivos conservados e usados pela população. Estive no estádio olímpico que sediou a abertura memorável com apresentação do cantor Freddie Mercury.  Impecável. Como eu digo: precisamos fazer mais, honestamente e bem feito. O ‘rouba mas faz’, do ex-governador Paulo Maluf (PP) e de outros - precisa acabar!!!!!!!  

FLORENÇA   Firenze em italiano. Nenhuma outra cidade do mundo teve tantos personagens que influenciaram a humanidade como ela. Capital da região da Toscana às margens do rio Arno, é um museu a céu aberto com seus 380 mil habitantes. Terra de personagens  notáveis como Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Boccacio, Nicolau Maquiavel (com discípulos no mundo), Michelângelo, Américo Vespuccio,  dentre tantos outros gênios.  Seu cenário cultural e artístico arranca suspiro até dos turistas coreanos e chineses.  

PRA PENSAR:  “Bolsonaro representa um risco? Sim, há risco em toda eleição presidencial. Viver sob esse modelo político  como rodar em estrada esburacada – anda-se devagar e aos solavancos. Pneus estouram. Há candidatos de risco e candidatos sabidamente catastróficos. Quem confia no centrão ou no Ciro “tarja preta” Gomes não deve atravessar a rua desacompanhado...”.

CONTINUANDO... “...Em política, muito do que se é resulta definido pelo que se combate. Reitero ser ainda cedo para opções eleitorais definitivas. Na minha planilha chegou a hora de marcar quem combate quem e o que combate. Isso tem seu lado divertido e seu lado desolador. É divertido observar o descaramento das negociações que distribuem terrenos na lua do poder. E desolador o confinamento da maioria do eleitorado”. (Percival Puggina)



VERDADES  “A Rede Globo inventou uma pesquisa para saber o que o brasileiro quer para o futuro em seu país. Combate a corrupção é o tema mais apontado. Talvez não seja muito grande o número de pessoas que sabem exatamente quem foram ou são os responsáveis pelos altos índices de corrupção em nosso país.”



CONTINUANDO... “O Brasil chegou a figurar entre os 15 mais corruptos e a Petrobras esteve no pódio dos maiores escândalos de corrupção da história. Alguns dos responsáveis estão presos, outros estão na fila – e muito dos presos esperando uma chance para ganhar a rua e continuar...” ( Mané Galo)



A política é a arte de enfiar a mão na merda  (Otto Lara Resende)
Voltar
Site desenvolvido por: