04/06/2018 - 04:47

Erupção do vulcão de Fogo na Guatemala deixa 25 mortos

G1
A erupção do vulcão de Fogo da Guatemala deixou 25 mortos e 22 feridos, de acordo com o balanço divulgado na noite de domingo (3). Essa foi a segunda erupção deste ano e uma das mais violentas em décadas.

O porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres, David de León, disse ainda, às 21h (horário local, 0h em Brasília), que o número de pessoas desabrigadas passava de 653 mil pessoas. Entre mortos e feridos, estão várias crianças.

Mais de 1,7 milhão de pessoas devem ser afetadas pela erupção, considerada a mais forte desde 1974.

A cinza lançada pelo monte atingiu os 10.000 metros de altura acima do nível do mar e o aeroporto internacional La Aurora teve que ser fechado.

Imagens divulgadas em redes sociais mostram corpos sendo carregados pela lava e pessoas completamente cobertas de cinzas.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 km a oeste da capital.

Aldeias isoladas

Sergio Cabañas, chefe da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (Conred) do país, disse a uma estação de rádio local que um fluxo de lava havia mudado de rumo para a aldeia de El Rodeo. "Infelizmente El Rodeo foi enterrado e não conseguimos chegar à aldeia La Libertad por causa da lava e talvez haja pessoas que morreram lá também", declarou.
Voltar
Site desenvolvido por: