09/02/2019 - 02:03

Empreendedora já plantou 500 mil árvores no deserto

G1
Plantar 1 milhão de árvores. Este era o objetivo de Sarah Toumi, aos 24 anos, quando fundou o Acacias for All, em 2012. Nascida na França e filha de um tunisiano, ela viu na acácia, árvore com potencial para ajudar na recuperação de solos, uma esperança para a terra natal de seu pai.

Na Tunísia, o processo de desertificação ameaça o ecossistema e as colheitas de pequenos fazendeiros. Desde sua criação, o Acacias for All cresceu tanto que, hoje, faz mais do que plantar árvores. Sarah dedica-se à capacitação de pequenos produtores rurais, especialmente mulheres.

Organizados em cooperativa, eles trabalham com outras plantas, além das ácacias. Da moringa e do aloe vera, por exemplo, produzem mel, azeites e suplementos em pó. Com isso, geram renda e atendem a população local.

Graças ao projeto de Sarah, os pequenos fazendeiros ganharam voz. Em parceria com o Ministério da Agricultura da Tunísia, promovem a agroecologia, como alternativa sustentável à agricultura industrial. E mais: o Acacias for All ultrapassou fronteiras e começa a ser implantado no Marrocos e na Argélia. Laureada com o Prêmio Rolex de Empreendedorismo, Sarah quer ir além e ganhar o mundo. Ainda falta plantar 500 mil acácias para ela cumprir a meta de 1 milhão de árvores.

A expansão esbarra na resistência de fazendeiros e no descaso de muitos em relação à degradação da natureza. Sarah espera cumprir a meta até o final deste ano.
Voltar
Site desenvolvido por: