03/06/2018 - 07:44

Região da UFMS teve um acidente grave a cada dois dias em 2017

Rafael Ribeiro
Correio do Estado
Com uma média de um acidente grave a cada dois dias, o Universitário, nos arredores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na região sul, é o bairro da Capital com maior número de registros do tipo no ano passado.

Os dados, contabilizados pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), autarquia municipal, foram divulgados neste sábado pelo Governo do Estado, que anunciou redução de 28,5% de acidentes graves na Capital em maio deste ano na comparação com o mesmo mês em 2017, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).

Nos dados de 2017 da Agetran, o Universitário aparece com 165 acidentes graves, ou seja, aqueles que tiveram qualquer tipo de vítima. O bairro só é superado pela região central da Capital, que terminou o ano com 536 acidentes do tipo contabilizados. Ou seja, na média algum veículo se acidentou com vítima a cada 16 horas nas ruas do Centro.

Ainda de acordo com os dados da Agetran, 23,6% dos acidentes graves no Universitário, 39 ao todo, ocorreram nas suas três principais vias de acesso, que estão entre as que mais registraram ocorrências do tipo no ano passado: as avenidas Costa e Silva, Gury Marques e Guaicurus (veja os números absolutos abaixo).

Outros quatro bairros vizinhos do Universitário, todos com rotas de acesso pelas vias citadas e na região sul, aparecem na lista dos que acumulam mais ocorrências, Aero Rancho, Jardim Nhaná, Vila São Jorge da Lagoa e Guanandi.

A Avedia Duque de Caxias, que atende a região oeste e, principalmente, o Aeroporto Internacional de Campo Grande, foi a via com o maior número de acidentes graves registrados. Principal avenida da cidade, a Afonso Pena teve uma ocorrência do tipo a cada 24 dias.

VEJA OS NÚMEROS DE 2017

Vias:
Avenida Duque de Caxias (região oeste) - 22 acidentes
Avenida Guaicurus (região oeste) - 20
Avenida das Bandeiras (região sul) - 18
Avenida Afonso Pena - 15
Avenida Ceará (região norte) - 15
Avenida Gury Marques (região sul) - 11
Rua Ana Luiza de Souza (região sul) - 9
Avenida dos Cafezais (região sul) - 9
Avenida Mato Grosso (região central) - 9
Avenida Doutor Nasri Siufi (região sul) - 9
Avenida Costa e Silva (região sul) - 8
Avenida Mascarenhas de Moraes (região norte) - 8
Avenida Consul Assaf Trad (região norte) - 7

Bairros:
Região Central - 536 acidentes
Universitário (região sul) - 165
Aero Rancho (região sul) - 141
Monte Castelo (região norte) - 111
Nova Lima (região norte) - 100
Tiradentes (região leste) - 87
Vila Carvalho (região central) - 77
Jardim Nhanhá (região sul) - 75
Vila São Jorge da Lagoa (região sul) - 73
Guanandi (região sul) - 72
Voltar
Site desenvolvido por: