sexta-feira, outubro 11, 2024
Google search engine
InícioGeralCom deficit de 1,3 mil vagas, inscrição para creche abre nesta segunda...

Com deficit de 1,3 mil vagas, inscrição para creche abre nesta segunda (31) em Mogi

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes anuncia uma novidade: o Cadastro Municipal Unificado (CMU) para crianças de zero a cinco anos terá inscrições abertas a partir desta segunda-feira (31).

A mudança traz um novo método, permitindo que os pais e/ou responsáveis realizem a matrícula das crianças através das plataformas digitais ou presencialmente nas unidades municipais, em qualquer período do ano.

Alexandre Padilha, diretor-financeiro da Secretaria Municipal de Educação, afirma que a cidade ainda enfrenta um déficit de aproximadamente 1,3 mil vagas, embora esse número tenha reduzido desde o início do ano, quando era de cerca de 2 mil vagas.

Antes, os interessados em vagas públicas precisavam se inscrever em períodos específicos, como março e outubro. A entrega de novas escolas tem ajudado a diminuir a procura, e um Termo de Ajustamento de Conduta, em 2021, previu o fim dessa espera por vaga até 2024.

Em 2023, a rede municipal de Educação atende 47.028 crianças, em comparação com 46.707 no ano anterior. As inscrições para o Cadastro Municipal Único destinam-se às vagas na Educação Infantil em período integral em creches municipais e subvencionadas.

Para fazer a matrícula, os pais e responsáveis podem utilizar o portal da Secretaria Municipal de Educação ou o aplicativo Educa+Mogi, disponível para Android e iOS. Aqueles que encontrarem dificuldades de acesso à internet ou preenchimento online podem fazer a inscrição presencialmente nas creches.

O procedimento online requer o preenchimento do formulário eletrônico e o envio de documentos, como certidão de nascimento do aluno, comprovante de endereço, RG e CPF do responsável legal, além de uma selfie do solicitante segurando um documento com foto.

A atualização dos dados, como endereço, telefone, renda e situação de trabalho, pode ser realizada pela creche, caso os pais e/ou responsáveis solicitem presencialmente. Os critérios para o atendimento permanecem os mesmos, e o encaminhamento dos alunos dependerá da disponibilidade de vagas.

A abertura permanente do CMU permitirá um mapeamento mais dinâmico da demanda, auxiliando no planejamento de ações, como a construção de novas unidades e ampliações. Os profissionais das creches participaram de um treinamento para se familiarizarem com o novo processo de inscrições do CMU.

Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone 4798-5086 ou pelo e-mail: [email protected]

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

POPULAR