domingo, maio 19, 2024
InícioGeralDia Internacial da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Dia Internacial da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

25 de Julho

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, ocorrido em Santo Domingo, República Dominicana, no ano de 1992.

O objetivo dessa importante data é celebrar a luta e a resistência das mulheres negras contra o racismo, machismo, violência, discriminação e preconceito que ainda enfrentam em diversas sociedades.

A cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi realizada no Ministério da Cultura, em Brasília, e contou com a presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil e da política.

Durante o evento, a deputada indígena Célia Xakriabá ressaltou que o número de mulheres negras no Congresso Nacional ainda é insuficiente, evidenciando a necessidade de maior representatividade.

Adriana Barbosa, presidente do Instituto Feira Preta, enfatizou a importância das mulheres negras ocuparem cargos públicos, corporativos e outros espaços, porém, destacou que é fundamental repensar e transformar o modo como ocorre essa ocupação.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a conquista das mulheres negras nos espaços públicos, mesmo diante de grandes adversidades ainda presentes nos dias atuais.

No contexto brasileiro, a data também presta homenagem a Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, uma figura proeminente do século XVIII que viveu no Vale do Guaporé, no Mato Grosso, e liderou o Quilombo de Quariterê.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é uma oportunidade significativa para conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade racial e de gênero, além de celebrar as conquistas e a resistência das mulheres negras que continuam a desempenhar um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

POPULAR