Receita Federal inicia consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023A Receita Federal deu início à consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta segunda-feira, 24 de julho.
Nesta fase, aproximadamente 5,6 milhões de contribuintes serão contemplados, somando um montante de cerca de R$ 7,5 bilhões, incluindo restituições de anos anteriores. Os depósitos serão efetuados a partir do dia 31 de julho.
Para verificar se seu nome consta neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal. No portal, é necessário clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A Receita disponibiliza duas opções para a consulta: simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso ocorram situações em que o crédito não seja realizado, por exemplo, devido à conta informada estar desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, conforme informações fornecidas pela Receita Federal.
O reagendamento do pagamento pode ser realizado através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, utilizando os números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Os beneficiários do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 incluem os seguintes grupos:
– Contribuintes idosos com idade acima de 80 anos;
– Contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
– Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou com moléstia grave;
– Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
– Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento via PIX;
– Demais contribuintes que entregaram suas declarações até o dia 23 de março de 2023.
Vale ressaltar que ainda estão previstos mais dois lotes a serem liberados ao longo deste ano, sendo o 4º lote com data prevista para 31 de agosto e o 5º lote para 29 de setembro.