24/04/2018 - 04:23

Valores imprescindíveis para o sucesso de uma nação

Carlos Trapp
Neste ano, estamos diante de uma eleição para presidente, senadores, governador, deputados federais e estaduais, fato que nos leva a pensar em melhorias para o nosso país, afetado pelos mais variados problemas. 

E para visualizar isto, cito um texto extraído do site do Fórum Evangélico Nacional Social e Político (Fenasp), que trata de valores e princípios necessários para o desenvolvimento de um país, e faço um breve comentário após. Eis o texto:

“Há cerca de nove anos, o mundo recebeu a notícia que, o sucesso ou fracasso das nações, não dependia de suas economias ou recursos naturais, mas sim de suas instituições. Essa informação foi a conclusão de uma profunda pesquisa feita através da história comparada das nações, por Douglas North, dos Estados Unidos, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Economia. 

‘Instituições’, segundo North, não se resumem apenas às estruturas jurídicas-legais ou aos sistemas de governos, mas sim aos seus valores, crenças e culturas consensualmente aceitas pela sociedade. É aí que nós entramos. 

Como se forma o conjunto de princípios que constituem esta ‘cultura’ de valores? Quem lhes dá forma? De onde vem o ‘jeito’ de viver, de se comprometer, de acreditar em si e nos outros? São forças quase invisíveis que compõem esse quadro, até há pouco tido como inofensivo e sem valor substancial à nação. 

A chamada cultura popular é sim a base de desenvolvimento de um país, pois nela se sustentam as demais relações da vida, como mostra North. 

Na entrevista dada à revista Veja, ele menciona acreditar serem essas as bases para o desenvolvimento dos países nórdicos, chamados de ‘Ética protestante’. 

É nesta seara, nos meandros da sociedade, que trabalham todos os dias, semanas, meses e anos, um exército de pastores, líderes e igrejas em todas as camadas sociais do país. Dos mais ricos bairros a mais carente favela brasileira e até mesmo, nas penitenciárias e casas de detenções. 

O quadro desenhado por North a respeito do ambiente necessário ao sucesso de um povo, é, no mínimo, intrigante e coincide com a interpretação que damos à vida e ao evangelho para o homem comum. 

Segundo North, ‘Instituições positivas’ são traduzidas por confiança mútua, ética no trabalho, senso comunitário, valorização social do mérito e do esforço individual, cumprimento dos compromissos. São, por ele, enumeradas como valores que levam um povo à maturidade, ao progresso e à prosperidade. 

‘Instituições negativas’ como desconfiança do próximo, valorização do mínimo esforço, esperteza, malícia, a cultura do ‘levar vantagem em tudo’, cobiça da propriedade alheia, falta de compromisso com a palavra dada e contratos, levam à desagregação, aos conflitos sociais permanentes, de onde nascem à corrupção generalizada e o desinteresse ao empreendimento, tanto individual como coletivo. 

As verdades do evangelho são mais atuais e necessárias que se podia imaginar. Vemos que a igreja hoje é fundamental e imprescindível em qualquer sociedade, por ser a agência que deve, prioritariamente, propagar e difundir tais valores. 

Sem Deus o homem está sem rumo, sem destino, sem referencial, sem valores. É a instituição negativa onde cada um tenta sobreviver por si próprio, tirar vantagem de tudo e de todos. Parece que vivemos este filme aqui no Brasil. Infelizmente!”.

O texto nos fala que a igreja cristã tem um papel importante na difusão de valores dos quais a sociedade não pode abrir mão, caso queira se desenvolver. E aí entram alguns questionamentos: Será que a igreja está cumprindo esse papel, ou está se preocupando apenas com os seus membros?  A igreja está preocupada em ser a “consciência da sociedade”, ou ela está praticamente alienada do que acontece além das quatro paredes? Será que a igreja está instruindo os membros a serem bons cidadãos? Será que se ora constantemente pelas autoridades constituídas?

Deixo estas perguntas para que analisemos nossa atuação na sociedade, para ver se estamos cumprindo o nosso dever para que os princípios e valores supracitados sejam inculcados em nossa sociedade, e para que alcancemos mais desenvolvimento e tranquilidade em nosso querido Brasil.

Para finalizar, chamo a atenção para as eleições deste ano, solicitando aos eleitores para que sejam criteriosos, a fim de eleger candidatos comprometidos com os princípios esposados pela Bíblia.

Carlos Osmar Trapp, pastor batista (OPBB/3650) e jornalista (DRT/MS, 928).
Voltar
Carlos Trapp
Acesse meu blog aqui: www.carlostrapp.com
Meus vídeos: www.youtube.com/user/carlostrapp/videos
Meu Face: Carlos Osmar Trapp
Facebook curtir
Site desenvolvido por: