21/11/2017 - 04:41

Rússia suspende importação de carnes bovina e suína do Brasil

Nyelder Rodrigues
CG News
A Rússia vai suspender novamente a importação de carnes do Brasil. A decisão valerá a partir de 1º de dezembro, conforme anunciou a autoridade sanitária russa. As informações são da agência internacional de notícias AFP.

No comunicado, o órgão regulador de produtos agrícolas, chamado Rosselkhoznadzor, disse ter detectado ractopamina e outros hormônios de crescimento na carne brasileira, substâncias proibidas na Rússia.

A ractopamina é um aditivo usado na alimentação para aumentar a massa muscular dos animais. Por causa de seus possíveis efeitos negativos na saúde dos consumidores, ela foi proibida em território russo.

Entre as justificativas usadas pelos russos, está a necessidade de tomar "medidas severas para a proteção dos consumidores russos", sendo a restrição de importação de carnes bovina e suína a opção encontrada.

Tal ação foi tomada também em fevereiro, quando a importação russa de carnes da Nova Zelândia também foi suspensa após a detecção da ractopamina nos produtos oriundos da ilha da Oceania.

Desde o início do mês, o frigorífico MataBoi está suspenso na Rússia e outros cinco passaram por controle mais rígido - agora transformado também em suspensão. A situação tem impacto direto no agronegócio de Mato Grosso do Sul, já que entre os frigoríficos suspensos estão o JBS e o Aurora, ambos com unidades no Estado.
Voltar
Site desenvolvido por: